No dia 28 de dezembro de 2025, na festa da Sagrada Família, a Igreja em Karwar (Karnataka, Índia) celebrou encerramento do Ano Jubilar 2025, sob o lema «Caminhar juntas na esperança».
A celebração teve lugar durante uma solene Eucaristia, presidida por Dom Duming Dias, bispo de Karwar, e contou com a participação das Irmãs Adoradoras da comunidade de Karwar, juntamente com numerosos fiéis dos diferentes decanatos da diocese.
Uma celebração vivida em comunhão
O encerramento do Jubileu foi um momento de ação de graças e de profunda comunhão eclesial. As Irmãs Adoradoras de Karwar participaram ativamente na celebração, decorando com especial cuidado a Cruz Jubilar, sinal visível do caminho percorrido durante este ano de graça.
A presença de um grande número de fiéis manifestou o desejo partilhado de encerrar o Jubileu como um povo que caminha unido, sustentado pela fé e pela esperança.
Chaves para uma vida na esperança
Durante a sua homilia, Dom Duming Dias convidou os presentes a acolher os frutos do Jubileu na vida quotidiana, sublinhando alguns aspetos essenciais para o caminho cristão:
- Dar a Deus um lugar central na própria vida.
- Viver com responsabilidade e fidelidade as tarefas no seio da família.
- Cuidar das relações através de gestos simples como pedir perdão, agradecer e saber perdoar.
- Permanecer enraizados na Palavra de Deus, como fonte de sentido e fortaleza.
Estas orientações ressoaram como um apelo a prolongar o espírito jubilar para além da celebração, encarnando-o na vida diária.
A Igreja encerra um Jubileu que continua na vida
Nos últimos dias de 2025 e nos primeiros de 2026, a Igreja universal foi celebrando progressivamente o encerramento do Ano Jubilar nas diversas dioceses do mundo. Neste contexto, numerosas comunidades das Irmãs Adoradoras, presentes em diferentes países, participaram ativamente nas celebrações jubilares organizadas nas suas respetivas dioceses, unindo-se assim ao caminhar comum do Povo de Deus e dando graças pelos frutos espirituais deste tempo de graça vivido em comunhão.
O encerramento definitivo do Jubileu teve lugar em Roma, no dia 6 de janeiro de 2026, solenidade da Epifania do Senhor, quando o Papa Leão XIV presidiu à Eucaristia na Basílica de São Pedro e realizou o rito de encerramento da Porta Santa, pondo oficialmente fim ao Ano Jubilar inaugurado pelo Papa Francisco. Com este gesto, a Igreja foi novamente enviada à vida ordinária, chamada a guardar e a encarnar no quotidiano a esperança renovada que o Jubileu despertou nos corações.
Encerramento do Jubileu da Esperança 2025
No dia 28 de dezembro, a Igreja em Karwar (Mumbai) encerrou o Ano Jubilar da Esperança, com a participação das Irmãs Adoradoras.
Como em Mumbai, no final de 2025 e no início de 2026, as dioceses de todo o mundo foram encerrando o Jubileu. O encerramento definitivo teve lugar no Vaticano, no dia 6 de janeiro de 2026, quando o Papa Leão XIV fechou a Porta Santa da Basílica de São Pedro.