Cuidar da Casa Comum: 10 anos da Laudato Si’ e o compromisso das Irmãs Adoradoras com o meio ambiente

Cuidar da Casa Comum: 10 anos da Laudato Si’ e o compromisso das Irmãs Adoradoras com o meio ambiente

Todo o 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e neste 2025 comemoramos o décimo aniversário da Laudato Si’, a encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação. Um texto que nos convida à conversão ecológica profunda, integrando o respeito pela Terra com a justiça para com os mais vulneráveis.

Este 2025 é especial. Faz dez anos desde que essa mensagem nos despertou, nos interpelou e nos convidou a olhar a realidade com outros olhos — os olhos do coração, atentos ao grito da terra e ao grito dos pobres.

“O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De facto, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afectam de modo especial os mais frágeis do planeta (…)”
(Laudato Si’, 48)

Uma mensagem que continua viva

Quando lemos Laudato Si’ pela primeira vez, sentimos que se colocava em palavras algo que já intuíamos: que não há justiça sem respeito pela criação, que o sofrimento do planeta e das pessoas mais frágeis estão profundamente conectados. E que cuidar é uma forma de amar.

O Papa nos chamou então à conversão ecológica. Não apenas para reciclar ou reduzir o consumo, mas para mudar a forma como nos relacionamos com tudo: com a terra, com os outros, com Deus.

Nosso jeito de cuidar

Nas comunidades e projetos das Irmãs Adoradoras, esse chamado se concretiza em ações simples: reciclar, reduzir resíduos, usar energias limpas quando possível, viver com mais simplicidade. Mas é também uma atitude: valorizar o pequeno, agradecer, cuidar com ternura do que nos rodeia.

E acima de tudo, cuidar das mulheres que acompanhamos nos seus processos de Libertação. Muitas chegam marcadas por contextos de prostituição, tráfico e violência — realidades que exploram, descartam e priorizam o lucro. Por isso, nosso compromisso com a ecologia é também um compromisso com a justiça, com a vida e com a dignidade.

Um chamado a continuar a caminhar

Neste Dia do Meio Ambiente, queremos agradecer por esses dez anos de Laudato Si’ — por tudo o que aprendemos, o que mudamos… e por tudo o que ainda temos que fazer como Família Adoradora.

O caminho continua, e sabemos que não estamos sozinhas. Muitas outras pessoas, comunidades e organizações compartilham esse desejo de viver de outra maneira: mais simples, mais humana, mais fraterna.

Cuidar da Casa Comum não é algo extraordinário. É algo de todo dia. Acontece quando reciclamos, sim… mas também quando abraçamos com respeito, ensinamos uma criança a valorizar o que tem, rezamos pelo mundo e suas feridas, cuidamos dos nossos espaços físicos — os lugares onde vivemos e partilhamos a vida. Cuidar do espaço também é cuidar do bem-estar pessoal.

Desde as Irmãs Adoradoras, seguimos dizendo sim a esta missão compartilhada com toda a humanidade. Porque cuidar da criação é também cuidar do Reino que Deus quer para todas.

Neste 5 de junho, renovemos nosso compromisso: cuidar com amor de cada canto da criação, a partir do pequeno e quotidiano. Porque é aí também que o Reino floresce.

Compartir

Noticias relacionadas